terça-feira, 5 de junho de 2012

Obsessão


obsessão (ob-ses-são)
s. f.
Ação de obsedar, de importunar.
Sentimento, idéia, conduta que se impõe a uma pessoa atingida por uma neurose obsessiva.
Fig. Idéia fixa, preocupação constante.

Panfleto


Conceito inicial


O nosso trabalho tem como conceito a obsessão, o exagero e a monotonia. Para tal iremos recriar um quarto de cama com todos os seus elementos forrados com um tecido desse padrão. Alguns dos elementos  que pretendemos introduzir são: uma cama; uma mesa de cabeceira; um candelábro;  um candeeiro; molduras e  uma mesa com aparelhagem. Com a aparelhagem pretendemos realçar a ideia de obsessão, repetição e monotomia, reproduzindo uma determinada faixa repetidamente. As paredes, tecto e chão do quarto serão igualmente forradas com o mesmo tecido. Queremos também  espalhar  pelo quarto fotos de um individuo revestido no tal tecido. Na parte detrás das fotos serão escritas várias defenições e sinónimos de obsessão . Também pretendemos fazer alguns desenhos do padrão e espalhá-los pelo quarto. Achamos que através desta repetição exagerada podemos apelar a quase todos os sentidos, o olhar, o tacto, a audição e até o olfacto. Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito da disciplina de Oficina de Artes na  Escola Secundária Antero de Quental  pelos alunos Adolfo Medeiros, João Ramos e Luís Cabral.

Cartaz


Relatório

  No nosso trabalho nem tudo correu como planeado, o que não impediu, na minha opinião, que o trabalho fosse um sucesso.
  Logo à partida a nosso ideia inicial não se adaptava ao espaço que conseguimos encontrar para desenvolver o trabalho. Tivemos portanto que repensar todo o nosso trabalho em função do espaço. Foi um grande percurso desde a nossa ideia inicial até à final, mas acho que não afectou em nada a qualidade do trabalho. Outra adversidade inesperada foi a dificuldade que senti em aprender a técnica exigida pelo tipo de trabalho e material com que lidávamos (costura).
  As tarefas do trabalho não foram inicialmente distribuídas pelos elementos do grupo, no entanto é da minha opinião que para cada tarefa houve um elemento que se destacou a executar. O João Ramos fez uma grande maioria de tudo o que envolvia coser, com uma grande ajuda da professora e não só, era o único que o sabia fazer no grupo. Na estruturação do trabalho, criação de cartazes, etc. tentei dar o melhor que consegui a minha contribuição embora não o tenha feito sozinho obviamente. Ao Adolfo coube a colaboração na montagem, tal como a todos nós e ser manequim.
  Na minha opinião o trabalho podia ter sido enriquecido por um exagero ainda maior de objectos e etc. revestidos pelo com que desenvolvemos o trabalho padrão. No entanto o trabalho feito não foi pouco e já ficou com um muito bom aspecto.
  O prazo para a entrega do trabalho foi cumprido em grande parte graças à facilidade que nos foi dada para montar o trabalho pela dona do espaço.
  Na minha opinião o trabalho no geral merece uma muito boa nota, no entanto não concordo que deva ser distribuída igualmente por todos os membros do grupo, sendo que o João Ramos teria 19 , eu 19 e o Adolfo 18 valores.